Prefeitura Municipal de Pelotas

Portal das Escolas Municipais

Escola Municipais Pelotas

Notícias

Smed recebe consultora com foco no aumento do Ideb

A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) recebeu a visita da consultora da Fundação Getúlio Vargas, Janaina Audino, para analisar o trabalho do município com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nesta terça-feira (27). Pelotas registrou um aumento histórico na última avaliação.

          A diretora de Ensino da Smed, Loreni Peverada, apresentou a Comissão de Análise do Desenvolvimento da Educação Básica da Rede Municipal de Pelotas, que supervisiona as Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs). "O nosso foco vai além do resultado final, valoriza o processo como um todo para a melhora do Ideb", explicou. Em março, gestores de 24 escolas dos anos iniciais (4º e 5º) e nove dos anos finais (8º e 9º) que tiveram aumento na meta receberam certificados da Smed. 

         A consultora e doutoranda do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV/Ebape) falou sobre a relação do índice com as práticas pedagógicas e o currículo escolar. "O nosso olhar precisa ser diferenciado para cada escola. A boa prática irá se perpetuar ao longo do tempo". O secretário da Smed, Artur Corrêa, ressaltou que o trabalho com os professores deve ser além da preparação para a Prova Brasil (avaliação do Ministério da Educação que subsidia o cálculo para o Ideb), mas também contra a evasão escolar e a distorção da idade/série – fator que a Secretaria vem combatendo através do projeto Construindo Saberes. 

          No ano passado, Pelotas registrou crescimento de 23% no Ideb, com o marco de 4,8 relativo aos anos iniciais (primeiro ao quinto) - 0,9 a mais do que o apresentado em 2013. O índice é utilizado como indicador geral da educação nas redes pública e privada do Brasil e ocorre a cada dois anos.

Data de publicação: 28/06/2017




Imagens

  • Nenhuma Imagem

© 2018 Portal Municipal da Educação - desenvolvido pela Coinpel