Prefeitura Municipal de Pelotas

Portal das Escolas Municipais

Escola Municipais Pelotas

Notícias

Programa Sorrindo na Escola está pronto para iniciar nova etapa

   As 88 escolas da rede municipal de ensino, tanto urbanas como rurais, receberam a visita da equipe do programa Sorrindo na Escola, correspondente ao primeiro semestre do ano. A segunda etapa começa na semana que vem, com troca de escovas e entrega de creme dental às professoras.

          O Sorrindo na Escola é assegurado pela Lei 6.395/2016, que institui política pública de ações educativas e preventivas quanto à saúde bucal. Na manhã desta quarta-feira (16), a equipe promoveu capacitação de alunos do 5º semestre da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – instituição que mantém projeto de extensão em duas escolas do Município, onde aplica a metodologia do programa. Houve palestra e escovação supervisionada com os alunos, para capacitá-los com vistas ao estágio dos futuros dentistas, do 10º semestre.

         Mais de nove mil alunos da rede municipal, do Pré-B ao 3º ano, são beneficiados com o programa. O kit entregue a cada um do 1º ao 3º ano, no primeiro semestre, continha uma escova, pasta e fio dental. Os do Pré-B, devido a limitações de coordenação características da idade, não foi disponibilizado o fio.

          Para o segundo semestre, quando realizada a segunda visita da equipe às escolas, está programada apresentação de cineminha dentro das atividades educativas, além da palestra para abordagem e sensibilização dos alunos e professores quanto à necessidade de prevenção da saúde bucal.

          A auxiliar de saúde bucal da Secretaria de Saúde (SMS), Deise Peres de Freitas, informa que os novos tubos de pasta de dente serão entregues aos cuidados das professoras, para disponibilizá-los aos alunos à medida que for necessário.

          Em escolas onde há Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nas proximidades, os próprios dentistas desenvolvem o programa. A equipe itinerante do Sorrindo na Escola conta com uma odontopediatra e duas auxiliares de saúde bucal para realização da escovação supervisionada e ações educativas. O programa é uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação e Desporto (Smed).

Data de publicação: 16/08/2017




Imagens

© 2018 Portal Municipal da Educação - desenvolvido pela Coinpel