Prefeitura Municipal de Pelotas

Portal das Escolas Municipais

Escola Municipais Pelotas

Notícias

Centro de Atendimento ao Autista completa três anos

O espaço que representa a conquista de uma causa em Pelotas completa três anos neste domingo (3). O Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura é fruto da reivindicação da Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho), e hoje é referência estadual no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

          O Centro nasceu com recursos de R$ 300 mil oriundos do programa estadual de Participação Popular e Cidadã, e contrapartida de R$ 30 mil do Executivo, que é responsável pela manutenção da casa.

         Cerca de 30 funcionários atendem diariamente 280 pessoas, entre um e 35 anos. “Recebemos alunos das redes pública e privadas e adultos que também precisam de assistência. Nossa lista de espera passa de 150”, contou a diretora do Centro, Débora Jacks. O local é gerido pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed), mas tem apoio da Saúde (SMS) e do Centro de Neurodesenvolvimento Professor Mário Coutinho, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

          As atividades incluem estimulação essencial até os seis anos, atendimento educacional especializado, ludoterapia, tecnologia assistiva, educação física, psicomotricidade, arterapia, fonoaudiólogo, atendimento psicopedagógico e psicológico aos pais de crianças autistas. 

         O local tem como “padrinhos” o ex-prefeito Eduardo Leite, que viabilizou a criação do Centro, e os médicos que sempre lutaram pela causa autista em Pelotas: o geneticista Gilberto Garcias, o neurologista César Borges e o pediatra Danilo Rolim de Moura, cujo nome batiza o Centro. 
 

Data de publicação: 02/04/2017




Imagens

  • Nenhuma Imagem

© 2018 Portal Municipal da Educação - desenvolvido pela Coinpel