Prefeitura Municipal de Pelotas

Portal das Escolas Municipais

Escola Municipais Pelotas

Notícias

Prevenção Antes da Repressão: tolerância nas escolas

 Desde 2013, quando foi criado, o programa Prevenção Antes da Repressão – Pensando a Cultura da Paz, da Guarda Municipal (GM) em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (Smed), já envolveu cerca de 15 mil alunos da rede municipal em palestras sobre tolerância e solidariedade. Além dos números, chamam a atenção também as histórias encontradas pelos guardas municipais em diferentes escolas.

    Francisco Paiva, um dos palestrantes do programa, conta que a temática das drogas é frequentemente abordada pelas intervenções nas escolas e, por isso, foram acionados quando a coordenação pedagógica de uma delas recebeu de um menino de 11 anos um pedido de ajuda para superar a dependência. “Conseguimos encaminhá-lo para o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), onde ele e toda a família, que também tinha problemas com drogas, passaram a receber atendimento”, conta.

Com a articulação do vice-prefeito Idemar Barz e apoio da Smed, neste ano o programa vai receber materiais como data show e microfone para as atividades e um veículo para o deslocamento, que será licitado. 

    Atualmente, as ações do Prevenção Antes da Repressão estão voltadas à Operação Atena, realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) por meio da Guarda Municipal. Junto à Vilma Souza, que participa das palestras com Francisco, e à psicóloga Joseane Zaffaroni, eles se deslocam às escolas para dar boas-vindas aos alunos e apresentar o programa. O calendário normal, que contempla todas as escolas da rede em cada semestre, somando duas palestras em cada local por ano, volta em abril.

Data de publicação: 01/04/2017




Imagens

© 2018 Portal Municipal da Educação - desenvolvido pela Coinpel