Prefeitura Municipal de Pelotas

Portal das Escolas Municipais

Escola Municipais Pelotas

Notícias

Paula abre 1º Congresso Luso-Brasileiro sobre Autismo

A prefeita Paula Mascarenhas participou da abertura do 1º Congresso Luso-Brasileiro sobre Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva, na noite de quarta-feira (5), no campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

          Paula elogiou a iniciativa pioneira em reunir, além-mar, estudiosos, pesquisadores e envolvidos da causa autista. "Se Pelotas está sediando um evento desse porte é porque estamos dando exemplo no modo como tratamos o autismo. Temos um centro que atrai gente de todo o Estado, inclusive com famílias da capital se mudando para cá em busca do atendimento de excelência que estamos dando", disse Paula, referindo-se ao Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, em funcionamento há três anos. 

          Além da prefeita, a mesa foi composta pelo reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, a coordenadora internacional do evento, professora da Universidade do Minho (Portugal), Ana Paula Pereira, a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPel, Francisca Michelon, pró-reitora de Graduação da UFPel, Fátima Cóssio, diretor das Fundações da UFPel, Sérgio Cava, e coordenadora nacional do evento, Rita de Cássia Rodriguez, da UFPel. Também prestigiou a abertura a secretária de Saúde, Ana Costa.

          O congresso é fruto de uma pesquisa iniciada em 2014, "Intervenção precoce com crianças que apresentam transtorno do espectro do autismo", que buscou adaptar e aplicar no Brasil a proposta de intervenção precoce centrada na família. Assim surgiu a parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem da UFPel e o Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. 

          A abertura contou com apresentações de dança da Faculdade de Dança da UFPel e do projeto Carinho, da ESEF/ UFPel. Em seguida, iniciou a conferência sobre "Inclusão: percurso, avanço e desafios", com a professora Maria Montoan. 

          O evento vai até sexta-feira (7). "Esse congresso mostra o quanto vale a pena lutar quando a gente é movido por amor e em acreditar na capacidade do outro", finalizou Paula.

Data de publicação: 06/04/2017




Imagens

© 2018 Portal Municipal da Educação - desenvolvido pela Coinpel