Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

12 Mai 2016 18:51   Redator(a): Tânia Magalhães

Edificapel aprova 155 projetos em 60 dias

A nova ferramenta mostra eficiência e rapidez na análise dos projetos de empreendimentos imobiliários

A- A A+

          Em 60 dias de funcionamento, o Edificapel recebeu o encaminhamento de 305 projetos de empreendimentos imobiliários e aprovou 155. Estes números atestam eficiência e rapidez do setor que funciona junto à Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e que foi criado para valorizar e fomentar a área.

          Para o coordenador de Estratégia e Gestão da prefeitura, César Mendes, o diferencial do Edificapel está na agilidade para análise dos projetos de empreendimentos imobiliários. “Em relação a antes, os períodos são bem menores”, assegura. Projetos relacionados ao processo de aprovação de novas construções são concluídos, desde a entrada na prefeitura até o deferimento do responsável técnico (externo), no prazo aproximado de 12 dias. Mendes afirma que, a partir do Edificapel, Pelotas teve um grande ganho quanto à ambiência e ao atendimento.

          Aprovação

         O arquiteto Rafael Fiss, da Graphitar Arquitetura, considera a transparência o grande ganho proporcionado pelo Edificapel. “Os fluxos dentro da prefeitura estão em fase de ajustes, mas o sistema é bem organizado e permite o acompanhamento da evolução da tramitação em tempo real”, comentou.

          O construtor Pedro Amaral Brito Leite, membro do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), acompanhou a implantação do Edificapel. “Para o setor de empreendimentos imobiliários, o primeiro passo já foi dado. É uma ferramenta que traz à construção civil mais transparência no processo e identifica as etapas a serem cumpridas. Hoje, consegue-se enxergar requisitos e pendências necessárias com clareza, facilitando o planejamento para que o negócio gire como um todo.”

          Pedro Amaral enfatizou que o Edificapel permite que seja implementada uma gestão, pelos indicadores, identificando onde é preciso uma atuação mais forte.

          Virtual

          Outro avanço proporcionado pela ferramenta é a digitalização do acervo de processos de empreendimento imobiliários de Pelotas dos últimos 25 anos. A previsão é de que o trabalho seja concluído até 2018. “Todos os conjuntos de plantas aprovadas, que entraram na prefeitura em 2015, já foram digitalizados”, informa Mendes.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel