Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

26 Set 2016 18:37   Redator(a): Rafaél de Lima

EdificaPel ultrapassa 3,5 mil processos em seis meses

A- A A+

          Novo modelo de atendimento na área de aprovação de processos de empreendimentos imobiliários, que visa à redução dos prazos e à transparência dos serviços públicos no setor, o EdificaPel acolheu, em seis meses, um total de 3.572 processos, sendo que 2.761(77,3%) destes já foram encerrados.

          Chefe de Departamento do EdificaPel, Simone Corbelini explica que a plataforma, em vigor desde junho de 2015 no prédio da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), é um novo conceito de relacionamento com o cidadão e o empreendedor.

          Dos 811 processos que ainda estão em andamento, 146 estão represados em outras instituições ou secretarias – como por exemplo o Corpo de Bombeiros (82 processos) e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) (4 processos).

          Simone destaca a transparência e a facilidade em identificar as etapas a serem cumpridas - a documentação solicitada depende de cada tipo de empreendimento. O acompanhamento dos processos pelos usuários é feito em tempo real, via internet, por parte dos responsáveis técnicos e proprietário, desde que cadastrado no site, o que facilita para todos.

          O tempo de cada processo depende do que foi solicitado e da documentação anexada. “Temos exemplo de aprovação de projeto em uma semana”, comenta a chefe do setor. Simone diz que o EdificaPel ajuda a enxergar requisitos e pendências com clareza, o que facilita o planejamento para que o negócio gire como um todo.

          A plataforma permite que 28 tipos de processos possam ser solicitados e acompanhados pela internet (www.pelotas.com.br/edificapel). Também permite agendar atendimento e identificar os documentos necessários, assim mantém o usuário informado sobre o andamento dos processos por meio da consulta ao site e por mensagens via e-mail e SMS.

          Com a plataforma todos os documentos dos novos processos são digitalizados e, também está sendo feita a digitalização de processos antigos, desde 1990, com o objetivo de acabar futuramente com arquivos em papéis. A previsão é de que o trabalho seja concluído até 2018. Todos os conjuntos de plantas aprovadas, que entraram na prefeitura desde 2015, já foram digitalizados.

          O EdificaPel é uma plataforma virtual que pode ser acessada pelo link http://www2.pelotas.com.br/edificapel/site/ . Também existe um balcão de atendimento presencial na SGCMU, na rua Lobo da Costa, nº 520, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.










Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel