Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

17 Nov 2016 14:56   Redator(a): Monique Heemann

Paula fala sobre tecnologia na gestão pública na Faculdade Senac

Prefeita em exercício apresentou exemplos da prefeitura que buscam aproximar poder público e cidadão

A- A A+

         Dezenas de estudantes acompanharam, na noite desta quarta-feira (16/11/2016), a palestra da prefeita em exercício Paula Mascarenhas sobre inovações tecnológicas implementadas pela prefeitura de Pelotas na abertura da I Semana Acadêmica e Jornada de Iniciação Científica da Faculdade Senac. A conversa teve como objetivo discutir maneiras de aproximar poder público e cidadãos por meio da tecnologia.

          Paula destacou as mudanças sociais permitidas por novas tecnologias e a necessidade dos governos criarem ferramentas para acompanhar a velocidade com que elas ocorrem. “Quem controla e deve controlar o Estado é o cidadão. Para isso devemos empoderá-lo, conferindo os instrumentos necessários”, disse.

       A Ouvidoria Municipal, que abre um espaço para a comunicação do cidadão com o governo, foi destacada pela vice-prefeita pelos resultados positivos apresentados com o uso de ferramentas como o Colab.re e o Cooc, que oportunizam enviar demandas à prefeitura. “O Colab nos permite uma maior agilidade e alcançar resultados como mais de 89% de resolubilidade, o maior índice do país”, comemorou Paula. Pelotas também é o Município com maior número de usuários cadastrados. O índice de solução do Cooc é de 86%.

      A prefeita destacou o interesse do governo municipal em dar ferramentas ao cidadão para que realize seus projetos e, assim, valorize o Município. Para isso é utilizado o Edificapel, ferramenta para aprovação de processos de empreendimentos imobiliários que busca diminuir o tempo de espera do empreendedor e rápido acesso às informações sobre o status do seu pedido.

    O acesso à informação também é o objetivo do Clique Saúde, portal em que a população pode consultar o endereço das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas de sua residência, a equipe de cada uma, onde encontrar o remédio procurado e outras informações relacionadas à saúde.

       Outro sistema destacado por Paula é o Proges, software de gestão de projetos por meio do qual a prefeitura gerencia aqueles que estão em andamento. “Num momento de crise como o atual, ele nos permitiu uma visão geral para dar as contrapartidas necessárias”, comemorou.

      Paula destacou ainda o investimento em novas ferramentas de aprendizado, como o Khan Academy, que muda a forma como se ensina matemática nas escolas da rede municipal. “Utilizar a tecnologia para a educação também é uma forma de incentivar a inovação e a criatividade”, disse. O CittaMobi, aplicativo do transporte coletivo que disponibiliza horários e linhas de ônibus, também foi lembrado como exemplo de ferramentas que podem facilitar a vida do cidadão.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel