Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

05 Jul 2017 18:12   Redator(a): Joice Lima

Prefeitura prepara Arquivo Digital do Município

Documentação de edificações e plantas de imóveis de Pelotas vão, aos poucos, sendo armazenados na internet

A- A A+

    A Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) da Prefeitura trabalham para digitalizar toda a documentação da parte de edificações de Pelotas, para uso interno da Secretaria, e as plantas dos imóveis do Município, que logo serão disponibilizadas no Edificapel – ferramenta online em que o requerente pode encaminhar e acompanhar os processos.

    Os documentos em papéis se deterioram com o tempo. Digitalizando-os, é possível perpetuar a memória arquitetônica e estrutural da cidade. “O Arquivo Digital vai permitir a manutenção e o acesso à história patrimonial do Município de uma maneira muito mais rápida, segura e higiênica”, destaca o secretário da SGCMU, Jacques Reydams.

    A Prefeitura tem registros de imóveis desde 1913. A digitalização começou a ser feita a partir da atualidade (2017) para trás e, até o momento, foi concluída até o ano de 2012. O trabalho é feito pela Agência A2, contratada por licitação.

    Na sede da SGCMU, ainda há muitas caixas de papéis armazenadas e uma quantidade grande de plantas que precisam ser “tratadas” antes de serem inseridas no Arquivo Digital. Até o momento, pelo menos 3.700 plantas e processos foram digitalizados, em uma média de 1.050 metros lineares mensais. A estimativa é que até o final do ano se chegue a 4 ou 5 mil plantas e de 18 a 20 mil metros lineares.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel