Primeiro Sistema de Abastecimento de Água

 

Em 5 de abril de 1875, a Companhia Hydráulica Pelotense inaugurou as obras de distribuição de água à população através do sistema de encanamentos das principais ruas da cidade e dos chafarizes. A água fornecida era “in natura”, ou seja, não recebia nenhuma espécie de tratamento.

O relatório da Companhia Hydráulica informava que a canalização era toda fundida e esmaltada em preto, do melhor sistema até então conhecido, empregado na Corte do Império, em Montevidéo, Buenos Ayres e em quase todas as cidades da Europa. Estas canalizações eram supridas pelo grande estabelecimento Phoenix Foundry, de Glasgow, Escócia. Foram instaladas 396 pennas de água nas residências de Pelotas.

As pennas d' água foram colocadas nas casas das famílias ricas e da classe média, que podiam pagar o encanamento, as taxas cobradas pela Hydráulica para fazer a instalação e manutenção dos canos e o próprio custo do fornecimento d'água. As pessoas que não tinham condições de pagar por esses serviços usavam a água comprada nos chafarizes.