Lagoas de Estabilização

 

São grandes tanques escavados no solo nos quais os esgotos fluem continuamente e são tratados por processos naturais com bactérias e algas que decompõem a matéria orgânica.

Lagoa de Estabilização

Lagoa de Estabilização - Zona Fragata

O SANEP implantou em 1983 uma Lagoa de Estabilização que visa minimizar a carga poluidora dos efluentes de esgotos das residencias e indústrias. Apenas os resíduos do Coletor Geral 2 - Zona Fragata são tratados através da lagoa de estabilização antes de serem lançados no Arroio Santa Bárbara e daí ao São Gonçalo.

A área possui 4 hectares e sua capacidade é de 7.500 m3 por dia (10% dos esgotos da cidade). Desde sua construção, a Lagoa de Estabilização nunca havia passado por um processo de limpeza.

Esta obra foi iniciada em março de 2002. Retirou-se a vegetação enraizada do fundo da Lagoa e os taludes foram retificados. Na execução do trabalho utilizou-se caçambas e drag-lines. Com a operação de limpeza o tratamento se tornou ainda mais eficiente.

Em 2008 a Lagoa de Estabilização sofreu uma limpeza, retirou-se a vegetação enraizada do fundo da Lagoa e os taludes foram retificados. Na execução do trabalho utilizou-se caçambas e drag-lines. Com a operação de limpeza o tratamento se tornou ainda mais eficiente.